ABEA divulga carta contrária ao EAD para Arquitetura e Urbanismo
ABEA divulga carta contrária ao EAD para Arquitetura e Urbanismo
Postado em: 01/02/2017

No último dia 26 de janeiro, a Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura (ABEA) e Urbanismo divulgou publicamente uma carta na qual se posiciona contra o ensino da arquitetura e urbanismo em métodos de ensino a distância. A ABEA defende, de maneira muito coerente, que a Arquitetura, como a Medicina e o Direito, tem seu exercício regulamentado na preservação da vida e bem estar das pessoas, da segurança e integridade do seu patrimônio, e da preservação do meio ambiente. Portanto, apesar dos progressos conseguidos nos meios de ensino a distância, a convivência presencial entre professor e alunos de maneira bem próxima - nos atelieres, laboratórios, canteiros experimentais, e em outros espaços vivenciais - não pode ser simulada com nenhuma tecnologia de ensino a distância disponível atualmente.

O IAB Pará reforça a luta dos nossos colegas da ABEA, e, igualmente, defende a evolução nos métodos de ensino de arquitetura e urbanismo, porém sempre com diálogo sobre suas reais valias e consequências para o processo didático de formação dos futuros arquitetos e urbanistas. Para o IAB Pará, a vivência humana entre professor e aluno, e entre todos os elementos da comunidade acadêmica, faz sim parte importante na construção do saber de arquitetos e urbanistas. A interação entre alunos e professores com o espaço edificado da própria faculdade cria repertório, gera metodologias e ajuda sim no ensino de arquitetura e urbanismo.

Por fim, assim como a ABEA, o IAB Pará também se coloca plenamente disponível para participar de discussões sobre as tecnologias de EAD e como melhorá-las, para tornar sempre o ensino de arquitetura e urbanismo mais participativo, dinâmico e, sempre melhor.

Leia a carta da ABEA no link:

https://drive.google.com/file/d/0B1yOFSPeROtJNWp5ZENfZmtNQVk/edit


POSTS RECENTES


Receba Nossos Informes

Fique por dentro das atividades, cursos e eventos do IAB.

Endereço

Rua Tiradentes, 530 - Reduto
66600-000 - Belém - PA
05.572.284/0001-04
(91) 98518-1400
© Copyright 2017 - IAB PA - Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento Pará